INDICAÇÕES

Qualquer pessoa pode praticar Pilates, mesmo quem nunca se dedicou a qualquer tipo de atividade física.

 

É recomendado para todos, independente do sexo, idade, ou do nível de condicionamento físico.

Pode ser utilizado como uma forma de condicionamento físico diário, como treinamento de força e alta performance e também na recuperação de lesões osteomusculares.

 

 ​Conheça abaixo  os benefícios para cada grupo.

ADOLESCENTES

Os adolescentes têm procurado, cada vez mais prematuramente, academias de ginástica motivados pelo tão divulgado apelo à estética. Muitas vezes essas atividades são realizadas sem o acompanhamento de um profissional qualificado e acabam, além de não alcançarem os objetivos da atividade física, causando prejuízo ao desenvolvimento do adolescente. O Pilates é uma excelente opção no desenvolvimento corporal e como forma de prevenção de diversas desordens posturais muito comuns nessa fase da vida.
 
Sem sobrecarregar e impactar os músculos e articulações, o Pilates promove melhora da consciência corporal alongando, tonificando e fortalecendo toda a musculatura. De maneira segura e saudável, os exercícios do Pilates proporcionam uma postura mais equilibrada com uma musculatura que, ao mesmo tempo, se apresenta mais resistente e flexível, evitando assim danos como escolioses, hipercifoses e hiperlordoses. 

ATLETAS

Sabemos que cada esporte possui seus próprios padrões distintos de movimentação. Muitas vezes utilizam de maneira sobrecarregada alguns músculos específicos, enquanto ignoram a ativação de outros. Isto acaba aumentando o risco de criar um desequilíbrio físico e causar lesões mais facilmente.

 

A prática do Pilates vem sendo cada vez mais indicada como parte do treinamento para aperfeiçoar o desempenho esportivo.

O atleta adota padrões de movimentos mais eficientes com a melhora considerável da respiração, da flexibilidade, da estabilidade articular e da consciência corporal. Fica visível o desenvolvimento da potência e da resistência muscular, diminuindo consideravelmente os movimentos compensatórios e aumentando cada vez mais a performance.

 

O foco do Pilates está primeiramente em fortalecer e estabilizar o nosso centro de força, conhecido como CORE (núcleo) que é responsável pela maior parte dos movimentos que realizamos. O CORE é constituído pelos músculos do abdômen, pela musculatura inferior das costas que sustentam a coluna e pelos glúteos.

BAILARINOS E GINASTAS

O Pilates, com ênfase no fortalecimento da musculatura abdominal interna, oferece um benefício particular para bailarinos, dançarinos e ginastas. Este benefício é o ganho de maior mobilidade, estabilidade e alongamento, adquirindo uma forma corporal que permite realizar projeções aerodinâmicas mais facilmente. Músculos mais firmes e fortes promovem uma postura mais alinhada e movimentos mais equilibrados.

 

Um dos maiores grupos de ginastas do mundo, o Cirque Du Soleil, utiliza o Pilates como forma de treinamento. Vanessa Gurie, fisioterapeuta e Michael Ocampo, instrutor de Pilates, que trabalham com o grupo disseram: “Estamos aprendendo o quanto o Pilates é benéfico para um acrobata que tende a sobrecarregar uma articulação e utiliza um lado do corpo mais do que o outro”. Ocampo enfatiza que: “o Pilates corrige os desequilíbrios que vão aparecer no seu corpo pelo fato de você forçá-lo somente para um lado”.

CRIANÇAS

É fundamental que as crianças comecem a conhecer seu corpo o mais cedo possível. Exatamente por estarem em um período de crescimento, elas estão mais susceptíveis a vícios e desordens posturais, a encurtamentos musculares e a sobrecargas inadequadas nas articulações. Muitos problemas apresentados na fase adulta possuem sua origem ainda na infância. Os maus hábitos posturais decorrentes de uma posição relaxada na frente do computador ou da sobrecarga de peso numa mochila escolar, por exemplo, provocam alterações significativas no corpo da criança.

A prática do Pilates atua de maneira preventiva estabilizando as curvas fisiológicas e estruturando uma postura mais adequada. O Pilates é altamente dinâmico e possui uma variabilidade de exercícios com inúmeros acessórios e aparelhos. Por ser extremamente lúdico, vem conquistando o interesse das crianças pela prática de atividades físicas.

 

Como trabalha de uma forma mais globalizada, o Pilates não sobrecarrega nenhum grupo muscular nem articulação, mas sim promove um aumento da consciência corporal melhorando a coordenação motora e fazendo com que a criança aprenda a lidar com o próprio corpo com mais habilidade e segurança. Desde que sejam respeitados os cuidados necessários com cada fase do desenvolvimento da criança, o Pilates pode ser iniciado a partir dos 10 anos de idade. 

DOENÇAS REUMÁTICAS

As doenças reumáticas afetam as articulações e muitas vezes a prática de exercícios não é recomendada para estes indivíduos devido à sobrecarga que acarretam. Porém, não há contra-indicações para a realização do Pilates. Pelo contrário, os exercícios priorizam o fortalecimento muscular e o ganho de mobilidade sem sobrecarregar e impactar as articulações. Isto promove melhora da circulação corporal, nutrindo de forma mais eficiente as articulações, diminuindo o quadro inflamatório presente nestas patologias. Sendo assim, a prática do Pilates é recomendada pelos médicos como alternativa de tratamento.

 

Doenças como artrite, artrose e artrite reumatóide provocam bastante dor. Este sintoma leva as pessoas afetadas a pouparem os movimentos, acreditando que isso produzirá alívio. Porém, menos movimento gera atrofia muscular e rigidez nas articulações, causando ainda mais dor e levando assim a um ciclo extremamente maléfico e degenerativo. 

CARDIOPATAS

A prática de uma atividade física para os pacientes cardiopatas é grandemente recomendada pelos médicos com o objetivo de prevenir e diminuir o risco de algum evento cardíaco. Porém, existem restrições quanto à realização dos exercícios que não podem ser esquecidas. Por isso, é importante que as atividades sejam sempre acompanhadas por um profissional qualificado e especializado.

 

O método Pilates apresenta benefícios particulares para os pacientes cardiopatas que necessitam de maior atenção e cuidado durante a prática de exercícios. Sem o uso de cargas excessivas, proporciona melhora da força muscular, da circulação sanguínea, da respiração e da oxigenação dos tecidos. Promove diminuição do estresse e da ansiedade, aumenta a auto-estima e, consequentemente, melhora a qualidade de vida.

 

Na PETRA, o Pilates é aplicado por fisioterapeutas especialistas em reabilitação cardíaca e altamente capacitados para fornecer todo cuidado necessário que estes pacientes precisam.

 

DIABÉTICOS

O diabetes é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue. O organismo de um indivíduo com diabetes não consegue fabricar insulina suficiente (diabetes tipo I), ou não consegue usar sua própria insulina de maneira eficaz (diabetes tipo II). 

 

A prática regular de uma atividade física ajuda a estimular a produção de insulina, aumenta a sensibilidade celular à insulina, eleva a capacidade de captação da glicose pelos músculos e ajuda a diminuir a gordura corporal. Porém, o exercício físico precisa ser bem conduzido para que seus riscos sejam minimizados e seus benefícios aumentados.

 

O Pilates proporciona exatamente o que um paciente com diabetes necessita: músculos fortes e saudáveis, boa flexibilidade, melhora da circulação sanguínea, do metabolismo celular e da oxigenação dos tecidos. Tudo isso sem causar sobrecargas ou danos à musculatura corporal.

GESTANTES

Vários estudos comprovam a importância da atividade física durante a gravidez. Neste período a mulher requer atenção especial na elaboração de um plano de exercícios que fortaleçam seu corpo, prevenindo as dores decorrentes do ganho progressivo de peso e respeitando as limitações impostas pela gestação.

 

Por ser uma atividade física que não impacta e não sobrecarrega os músculos e articulações, a prática do Pilates nesta fase tem sido cada vez mais recomendada pelos médicos. Leva a melhora da postura, tonifica a musculatura, dá maior sustentação para a barriga aliviando as dores lombares e o peso nas pernas e melhora a irrigação sanguínea, evitando assim o inchaço e as varizes. Fortalece os braços que serão extremamente sobrecarregados durante a fase de amamentação e trabalha a estabilização da musculatura do assoalho pélvico, evitando a incontinência urinária. Auxilia ainda no controle de uma respiração mais eficiente, essencial no final da gravidez quando o diafragma está sendo mais pressionado e durante o trabalho de parto.

 

O Pilates pode ser iniciado a partir do terceiro mês de gestação e não precisa ser interrompido até o momento do parto. É necessário que haja a liberação do seu médico antes de começar a prática de qualquer atividade física.. 

HIPERTENSOS

A hipertensão arterial é uma doença que tem afetado cada vez mais pessoas de todas as idades. É um fator de risco importante para o aparecimento de cardiopatias, acidente vascular cerebral (derrame) e insuficiência renal. Alguns dos fatores responsáveis pelo seu desenvolvimento são o sedentarismo, a obesidade e o estresse. A melhor maneira para prevenir e combater este mal, é com a prática de exercícios físicos regulares. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para que o exercício não sobrecarregue os vasos sanguíneos aumentando ainda mais os níveis da pressão.

 

O Pilates é uma ótima opção de atividade física para os pacientes hipertensos, pois atua de maneira global sem sobrecarregar nenhuma musculatura. Fortalece todo o corpo aumentando o metabolismo basal e contribuindo assim com a queima calórica e a perda de peso. Melhora a respiração, a circulação e promove melhor oxigenação para todos os tecidos, levando ao bem estar geral e diminuindo a ansiedade e o estresse.

 

Na PETRA, além do Pilates, você pode praticar também atividades aeróbicas, essenciais no combate à hipertensão arterial

IDOSOS

Sabemos que as pessoas na terceira idade necessitam de cuidados especiais, uma vez que começam a aparecer limitações como a perda progressiva do equilíbrio, a falta de coordenação, a diminuição dos movimentos e dos reflexos e as dificuldades em manter uma postura mais estável.

Uma ótima maneira de minimizar as perdas que ocorrem com o envelhecimento é com a prática diária de exercícios físicos.

 

O Pilates é uma excelente opção para aqueles que querem se manter sempre fortes e saudáveis, mesmo com o avançar da idade. Dentre os vários benefícios que o Pilates pode proporcionar, podemos destacar o aumento da força muscular, do equilíbrio e da flexibilidade, proporcionando assim melhor consciência corporal e prevenindo o risco de quedas, tão comuns na terceira idade. Ajuda ainda no combate à osteoporose, diminuindo a ocorrência de fraturas.

 

É uma atividade que não gera impactos e nem sobrecarga dos músculos e articulações e é extremamente adaptável às necessidades e aos objetivos de cada indivíduo, sempre respeitando os limites individuais de cada um.

LOMBALGIAS

A lombalgia, dentre as patologias osteomioarticulares, merece destaque devido a sua alta incidência, sendo considerada um problema de saúde pública. Estudos demonstram que 60% a 90% da população adulta sofrerão, em algum momento da vida, com dor lombar.

 

A dor lombar tem causas congênitas, degenerativas, inflamatórias , infecciosas ou traumáticas. Possui ainda fatores desencadeantes variados, como estresse, ansiedade, má postura, sedentarismo e tensão emocional.

 

É comprovado que o Pilates apresenta interferência positiva nos casos de lombalgia. Fornece melhoras notáveis no quadro clínico dos pacientes, aumentando a estabilidade e controle do corpo, além de combater hábitos e padrões indesejados de movimento.

 

A equipe especializada de fisioterapeutas da PETRA aplica o Método Pilates como recurso terapêutico, utilizando-se da cinesioterapia de forma dinâmica e fornecendo ao praticante reabilitação e prevenção de lesões. A prática desta atividade permite o desenvolvimento de um corpo forte e flexível através de exercícios que relaxam corpo e mente.

OBESOS

Apesar do Pilates não ser uma atividade aeróbica como a natação, a caminhada, a corrida, o spinning, etc., ainda assim ele colabora com o processo de perda de peso. Através do ganho de massa muscular o Pilates aumentao metabolismo, potencializando o gasto energético diário. O Pilates promove uma respiração mais profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias. Assim, o pilates colabora para que você obtenha perda de peso, porém, o seu objetivo principal não é queimar gordura, é necessário que seja realizada uma atividade aeróbica diária.

 

O ideal é que você pratique o Pilates associado a uma atividade aeróbica diária e um acompanhamento nutricional para que você obtenha resultados mais satisfatórios.

 

A PETRA oferece, além do Pilates, um programa de emagrecimento com atividades aeróbicas em esteira rolante e bicicleta ergométrica. Orientado por um fisioterapeuta, profissional qualificado para evitar sobrecargas indevidas para sua musculatura e seu coração, este programa visa à perda de peso e à substituição da gordura por massa muscular. O importante não é apenas emagrecer, mas manter um corpo forte, saudável e bem condicionado. 

MÚSICOS

Tensões musculares, dores nas costas e articulações, são queixas comuns relatadas entre os músicos. Uma vez que realizam movimentos repetitivos, esforço exagerado e mantém muitas vezes uma postura inadequada ao tocar um instrumento, o corpo realmente fica sobrecarregado.

 

A prática do Pilates para estes profissionais é muito benéfica e altamente recomendável, pois promove melhora da mobilidade, da flexibilidade, da força e da estabilidade dos músculos e articulações. Os exercícios atuam de uma maneira global, proporcionando maior resistência da musculatura e permitindo uma melhor manutenção da postura. 

OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea. Isto enfraquece a musculatura, diminui o equilíbrio corporal e aumenta, consequentemente, o risco de quedas e fraturas.
 
A prática de exercícios é fundamental para estes pacientes e o Pilates tem sido cada vez mais indicado pelos médicos como um aliado no tratamento e no combate à osteoporose.
 
Alguns movimentos e posições são totalmente contra-indicados para este tipo de paciente, e por isso o método deve ser aplicado somente por um profissional qualificado e especializado em reabilitação. Dentre os benefícios proporcionados pelo Pilates, estão a melhora da consciência corporal, da força e do equilíbrio, condições indispensáveis para portadores de osteoporose.

SEDENTÁRIOS

Infelizmente é grande o número de pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física. Isto colabora negativamente com a saúde física e mental dos indivíduos. Aumenta os riscos de hipertensão arterial, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, atrofia muscular, desordens posturais, cansaço e estresse.
 
O Pilates é uma excelente opção para aquelas pessoas que não gostam de se exercitar, mas querem reverter esse quadro. Sem sobrecarga e sem sacrifício, o Pilates promove de maneira prazerosa a melhora da força e do alongamento muscular, da mobilidade e estabilidade articular, da concentração e da consciência corporal.
 
Mesmo quem nunca praticou nenhum tipo de atividade física, ainda assim pode praticar o Pilates. Os exercícios são adequados a cada indivíduo, conforme seus objetivos e suas necessidades.

HORÁRIOS DE

FUNCIONAMENTO

 

SEGUNDA A QUINTA     07:00 - 20:00

SEXTA                             07:00 - 13:00

 

ENDEREÇO

Av. do Contorno, 9317 - Prado
Belo Horizonte - MG
​CEP: 30110-063

petra@petrapilates.com.br
Tel: (31) 2526-1307

 

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Instagram App Icon

MAPA

© 2015 site criado por NASSIF PRODUÇÕES E ENTRETENIMENTO. Todos os direitos reservados.