A Origem do Método Pilates

 

 

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Quando criança sofreu muito com asma, raquitismo e febre reumática. Isso só aumentou a sua determinação em tornar-se fisicamente mais forte e saudável.

 

Na adolescência, prevendo seu futuro numa cadeira de rodas, começou a estudar anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios, criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem, tornou-se ginasta e mergulhador.

 

Aos 22 anos, Pilates mudou-se da Alemanha para a Inglaterra, onde começou a ganhar a vida como pugilista e artista de circo. No início da Primeira Guerra Mundial, esteve num campo em Lancaster e, posteriormente, na Ilha de Man, local onde trabalhou como enfermeiro. Em 1918, durante uma epidemia do vírus Influenza (gripe espanhola) que dizimou milhares de ingleses, nenhum dos enfermos sob seu treinamento foram infectados. Pilates atribuiu a sobrevivência dos prisioneiros à execução dos exercícios. Depois da guerra, Pilates voltou para Hamburgo, onde permaneceu até 1926. Só neste ano é que se mudou para os Estados Unidos.

 

Em Nova Iorque, Pilates viria a fundar os seus primeiros estúdios. Seu método empregava outro tipo de técnica que permitia o fortalecimento do corpo sem gerar  tensões ou desequilíbrios musculares.  Foi grandemente influenciado pela  Yoga, artes marciais e meditação. 

O método Pilates não estava centrado em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável para todos. Ele tinha um cunho irrefutável de individualidade. Para cada um, os planos comuns de exercícios eram alterados radicalmente.

 

Joseph Pilates teve uma vida longa e saudável que só foi interrompida aos 87 anos, após um incêndio em sua academia. Na tentativa de salvar seus equipamentos inalou uma quantidade excessiva de gases tóxicos. Sua esposa, Clara Pilates, deu continuidade ao seu trabalho. Muitos de seus alunos abriram seus próprios estúdios e difundiram sua técnica pelo mundo, fazendo também importantes contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento do Método Pilates.

   

  “Se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força, é um jovem!” 

Joseph Pilates

HORÁRIOS DE

FUNCIONAMENTO

 

SEGUNDA A QUINTA     07:00 - 20:00

SEXTA                             07:00 - 13:00

 

ENDEREÇO

Av. do Contorno, 9317 - Prado
Belo Horizonte - MG
​CEP: 30110-063

petra@petrapilates.com.br
Tel: (31) 2526-1307

 

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Instagram App Icon

MAPA

© 2015 site criado por NASSIF PRODUÇÕES E ENTRETENIMENTO. Todos os direitos reservados.